7 tips on how to make the most out of Mondays

editors-letter_garance-dore-e1496080374566.jpg

Mondays can be tricky... as segundas-feiras vem carregadas da chatice, acho que é por isso que finalzinho de domingo gera tanta ansiedade, ninguém quer lidar com errands e burocracias on a daily basis. E acho que essa ansiedade está exponencialmente ligada ao quanto que você curte o seu dia a dia, seja como uma working mom ou stay at home mom. No finalzinho do meu trabalho em um mega ecommerce, eu passei a odiar as segundas-feiras como nunca na minha vida, e obviamente pedi demissão logo que isso se tornou insustentável, porque o que eu não gostava mesmo era do meu trabalho e de não ser dona do meu tempo. 

Quando eu montei a minha empresa, percebi que essa ansiedade vinha de vez em quando, mas agora com outro tipo de expectativa. Pra mim era uma questão de não conseguir enxergar direito tudo o que eu precisa cumprir naquela semana, acabava atropelando tarefas, chegando atrasada, não cumprindo prazos... coisas que eu odeio quando acontecem. Uma coisa é lidar com imprevistos e reorganizar a agenda, outra é ser atrapalhada. Resolvi adotar uma tática que mudou o meu approach com o monday blues: todo domingo eu reservo um tempinho para organizar a minha agenda da semana. Eu consigo ver as tarefas, pensar nelas estrategicamente e organizar a minha vida pessoal em volta do trabalho. Ainda mais agora onde preciso incluir o schedule das crianças, se programar é key. 

Mas nem sempre isso é suficiente. Fui atrás de algumas dicas de How to make the most out of mondays. 

1. Se prepare antes para a segunda-feira.

Dependendo de como são as suas manhãs, vale incluir aqui pensar no look do dia no domingo a noite e não se enrolar pra sair de casa de manhã. E otimizar na rotina de beauté, tipo dormir de cabelo lavado pra não perder tempo de manhã. 

2. Faça a lista de to dos da semana no domingo a noite. 

Já tentei fazer isso na sexta-feira no fim do dia. Mas domingo a noite tá mais perto de segunda, mais fácil dominar a ansiedade nesse momento do que quando as coisas parecem estar mais longe. Durante o dia na segunda, se dê um tempo para rever essa lista e reorganizar a agenda se necessário. 

3. Mude o approach com a segunda. 

Pense na segunda-feira como uma chance pra começar de novo, pra fazer melhor. Não como o fim de alguma coisa muito legal. O truque é criar momentos que te deixe empolgada, seja testar uma nova receita ou a entrega de um projeto no trabalho. 

4. Comer um super café-da-manhã. 

Fim-de-semana normalmente vem com vinho, aqui pelo menos é assim. Acho válido começar a semana com um detox, incluindo um café-da-manhã saudável e nutritivo. Seu cérebro agradece. 

5. Se dê um tempinho para ajustar seu timing. 

Depois de um fim-de-semana meio lazy, normal estar desacelerada. O truque é não forçar a barra e fazer algumas tarefas que não exijam muita concentração, tipo limpar os emails, ler alguns artigos importantes, resolver coisinhas da casa. 

6. Marque reuniões para o fim da tarde. 

Segunda é um dia cheio. Só pra checar emails já vai quase o dobro de tempo de um dia normal... Não faça reuniões que vão mais atrapalhar o seu dia do que agregar. Aliás, isso serve na hora de marcar qualquer reunião. 

7. Trate a segunda como quinta. 

Só porque é segunda, a gente não pode sair pra almoçar ou jantar em um lugar gostoso? Eu sou super a favor de começar a semana com coisas que empolgam e não com aquele peso que acompanham a tão pesada segunda-feira. 


E você, tem dica de como driblar a segunda-feira?