Porque você deveria saber mais sobre adaptogens

  image credits: sun potion

image credits: sun potion

De vez em quando nosso corpo dá alguns sinais de que as coisas estão meio fora do lugar. O instestino é normalmente o centro disso tudo e o primeiro a indicar que alguma coisa está errada, o que a gente come e como a gente come coordena todo o resto praticamente. E existem formas de dar um boost no nosso sistema  imunológico de um jeito natural pra fazer as coisas andarem nos eixos, é onde entram os adaptogens.

Fato é que a maior parte desse desconforto e mal estar que a gente sente é causado por stress, o mal do século. Não sei porque o stress é meio subestimado e até diria que ele conta pontos na opinião que você tem sobre as pessoas, principalmente em ambiente de trabalho. Como se “ser stressado” fosse uma condição de quem tem um cargo de liderança, de quem é girl boss. Ter inteligência emocional, ser resiliente, saber lidar com stress, cobranças e pressão é ser tipo gênio e todo mundo quer estar perto de alguém assim. Os adaptogens podem dar um help pra quem quer se ajudar nesse sentido.

Os adaptogens são substâncias naturais consideradas como ajudantes do sistema adrenal - sistema que combate o stress - que agem adaptando o corpo ao stress e normalizando os efeitos dos processos naturais do nosso corpo. Os adaptogens são feitos de ervas naturais não tóxicas ou cogumelos medicinais e ajudam o corpo dando suporte a nossa tendência natural de resistência a “influências adversas” - qualquer coisa que acontece na nossa vida que pode influenciar diretamente no stress. Basicamente, “influências adversas” is called LIFE. Raising a family while building a business, dormir pouco, caos político, crise econômica, dormir pouco, filhos gripados, pais ficando mais velhos, ansiedade e depressão são influências que podem ter um efeito negativo e adverso na nossa saúde e bem estar.

A ideia é que a inclusão dos adaptogens na dieta pode ajudar o corpo a otimizar os processos naturais de digestão e consequentemente ajudar o sistema adrenal a trabalhar na melhor performance no combate ao stress, tudo de uma forma natural.

DA ONDE VEM OS ADAPTOGENS

Os adaptogens não apareceram agora. Essas ervas medicinais são usadas na medicina Chinesa e Ayuverdica há séculos, mas foi nos anos 40 na USSR que pesquisadores da Ministério da Saúde da União Soviética começaram a testar o uso de adaptogens como forma de obter um diferencial de performance.

Hoje eles viraram mainstream ajudados pela popularidade de influenciadores de wellness, mas estudos científicos já comprovam os benefícios dos adaptogens e afirmam que são seguros para usar no longo prazo.

  image credits: jenni kayne

image credits: jenni kayne

COMO ELES FUNCIONAM?

Os adaptogens ajudam o corpo a se adaptar. São influências normalizadoras que afetam o HPA-Axis (o sistema do corpo que produz hormônios em resposta ao stress) o que significa que quando alguma coisa desbalancea o corpo, eles trazem o sistema de volta para homeostasi.

Por causa dessa reparação do equilibrio, os adaptogens podem te acalmar e te dar energia ao mesmo tempo sem superestimular. Dando suporte ao sistema adrenal, os adaptogens ajudam a combater os efeitos adversos do stress - físicos, químico e biológico - e a normalizar o desbalanceamento do corpo.

Eles também ajudam as células a eliminarem os subprodutos tóxicos do processo do metabolismo, ter mais energia e usar o oxigênio de forma mais eficiente.

OS BENEFÍCIOS DE TOMAR ADAPTOGENS

Normalizar a produção de hormônios Aprimorar a função imunológica Melhorar a performance atlética Melhorar o humor e a performance da mente Proteger a saúde cardiovascular Balancear o açúcar no sangue Aumentar a energia Balancear os hormônios da reprodução

OS PRINCIPAIS ADAPTOGENS

Tem várias ervas que são usadas como adaptogens, mas dá pra dizer que algumas são as key players do mercado de wellness.

ASHWAGANDHA – O SUPER ANTIOXIDANTE

Armoniza o corpo e a mente, reduz os efeitos do stress mental, emocional e físico e fortalece o sistema imunológico.

REISHI – A RAINHA DA CURA DOS COGUMELOS

Tradicionalmente usado para cultivar o coração e pacificar o espírito, fornece suporte para o sistema imunológico e alivia o stress além de ser um tônico para longevidade.

HE SHOU WU – PARA O SANGUE E LONGEVIDADE

Tradicionalmente usado como um anti-idade, que deixa a gente mais bonita e mais jovem e ainda como um ativo que aumenta a produção de células que produtoras de sangue, o he shou wu melhorar o sistema imunológico, melhorando a resistência ao frio e a stamina e nutrindo os sistemas endócrino e nervoso.

CHLORELLA – THE GREEN GODDESS

É uma alga potente e green feita de clorofila, proteína, amino ácidos e ácidos graxos essenciais. É considerada uma das superfoods com mais nutrientes do mundo.

CHAGA- O REI DA CURA DOS COGUMELOS

Com altos índices de Vitamina B, Melanina e Zinco, o Chaga consegue modular respostas imunológicas e aumentar a produção de células vermelhas que combate a anemia e ainda promove o bem-estar sendo uma fonte potente de energia.

CORDYCEPS – O ADAPTOGEN ATIVO

Impulsionando a oxigenação do corpo, o sistema imunológico e o poder mental enquanto dá um boost na energia atlética e sexual, além de tônus muscular. É o complemento ideal pra quem é mais ativo.

COMO TOMAR OS ADAPTOGENS?

O principal na hora de tomar essas superfoods é ir com calma e tomar um pouquinho ao longo do tempo. Eles podem ser facilmente incluidos na nossa dieta, uma quantidade pequena (1/4-1/2 tsp) já é suficiente para as ervas se adaptarem ao nosso corpo e assistir aos processos naturais com o tempo. Como tudo na vida, não espere por resultados milagrosos no curto prazo, com o tempo os efeitos começam a aparecer.

ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO EXPERIMENTAR

Dá pra colocar adaptogens em várias coisas da sua dieta, tipo nos chás, smoothies, sucos, bowls de iogurte no café da manhã e nas próprias receitas.

Aqui nesse artigo do goop tem uma tabela de quais adaptogens usar para algumas funções e algumas receitinhas, tipo para melhorar a pele, clarear a mente, combater o stress e um para a postnatal depletion (quando a gente perde elementos que são fundamentais ao organismo como água, sangue e eletrólitos).

Mesmo sendo um ativo natural, nunca é uma boa ideia incorporar alguma coisa nova a nossa dieta sem consultar um médico ou nutricionista, principalmente para quem está grávida ou amamentando. Spirulina e Chlorella não devem ser consumidos sem a indicação de um nutricionista/médico por quem está grávida e amamenta.

ONDE COMPRAR

Aqui no Brasil tem poucos lugares que vendem os adaptogens pautados no bem-estar, um google básico te retorna lojas de suplementos alimentares que vendem whey protein e que automaticamente é associado a outro lifestyle. Mas tem algumas opções pra quem quiser testar: Ocean Drop, Puravida e Spoon Superalimentos. Pra quem quiser comprar fora, a Sun Potion é a marca mais recomendada por aí, vende na Amazon nesse link.

YOU MIGHT LIKE  |  LATEST POSTS


WELLNESSLolla's Team