Como lavar sweaters de cashmere ou lã

Foto: Thereza Possato

Foto: Thereza Possato

Um sweater de cashmere é um daqueles little luxuries que a gente deve cuidar direito para  durar anos. Um cashmere bom custa caro, aqui no Brasil algumas opções gostosinhas custam a partir de R$900, como os da '2essential, a marca própria do Shop2Gether. Então é bom saber como lavar, cuidar e guardar para garantir a vida longa deles. Dá um pouco de trabalho, mas não cuidar do que a gente, além de ser irresponsabilidade com o próprio dinheiro chega a ser a cafona. Roupa é feita para durar e ser usada centenas de vezes, nada mais eterno do que um bom sweater de lã ou de cashmere. Herdei vários da minha mãe que devem ter uns 10 anos no mínimo, o bolso e o planeta agradecem. 

Como lavar sweaters de cashmere e lã 

Pre-Lavagem 

Aplicar um produto para tirar manchas da gola, pulso e excessos de desodorante. 

Aqui no Brasil nunca encontrei um produto específico, acabo usando produtos para roupinha de bebê que são hipoalergênicos e mais delicados. Tipo o BioClub Baby, que é um tira-manchas que você aplica na pré-lavagem. 

Lavagem 

Não mande cashmeres e sweaters de lã para lavar na lavanderia, é muito mais prático, mas mais caro e a química do dry cleaning pode danificar os fios naturais e delicados do seu sweater. As máquinas de lavar já tem ciclos para lavar roupas delicadas, pode lavar sem muito erro, mas o melhor é lavar a mão. É simples: coloque água fria em uma bacia limpa, adicione sabão líquido (use um para roupas delicadas, se não tiver um específico para lã e cashmere, o Lolla indica esse da Positiva que é 100% natural) e deixe imerso por cerca de 30 minutos. A água fria é importante para evitar que encolha, solte a cor e machuque as fibras. 

Enxaguar 

Tire todo o excesso do sabão com água fria, espremendo delicadamente até sair todo o sabão. Não torça, é só dar leves amassadas no sweater. 

Secar

Estique o sweater em seu shape natural em cima de uma toalha limpa. Vá enrolando a toalha para tirar todo o excesso de água e deixe secar aberto em cima de outra toalha limpa ou no varal. Não deixe partes penduradas do sweater com ele molhado, tipo as mangas, pode danificar na costura dos braços e mudar o formato dele. 

Guardar 

Se você quiser guardar em saquinhos, use os de algodão. Os de plásticos ou tecidos sintéticos, os mais comuns e mais fáceis de encontrar, podem mofar e manchar as roupas.

Existe uma marca americana, The Laundress e uma australiana, Mr Brown, que são tipo a Sugar Paper dos produtos de limpeza. Embalagens charmosas com produtos para todas as questões laundry. A The Laundress tem uma pente para tirar pelinhos de sweaters sem machucar e fez uma linha em parceria com a Le Labo, existe um detergente com o cheirinho do Santa 33.

SHOP THE STORY