Criando memórias com as crianças na cozinha com panquecas.

Image credits: Pinterest

Image credits: Pinterest

Logo mais as crianças vão entrar ide férias e nada mais desafiador do que procurar atividades para entreter os pequenos em pleno verão paulista. Enquanto não chega a hora do dolce far niente, vamos pensar em ideias criativas que dê para fazer em casa.

Cozinhar com as crianças virou uma das atividades mais gostosas e preferidas aqui de casa. Elas amam, se sentem úteis, importantes e super envolvidas nas decisões da família. E fora que normalmente comem bem aquilo que cozinharam, é a lógica deles.

FÉRIAS TEM QUE TER GOSTO DE FÉRIAS, PARA CRIAR MEMÓRIA AFETIVA

Eu acredito que férias tem que ter sabor. Uma das férias mais inesquecíveis vive fresca na minha memória, apesar de eu nunca ter vivido os momentos que vou descrever. Um lanche da tarde, na casa da avó do Menino Maluquinho, com direito a bolo fresco e café em cima de uma mesa que pra mim, era de madeira, coberta com uma toalha de mesa xadrez azul. Em uma passagem do livro de Ziraldo (ou seria do filme e a imagem ficou no meu cérebro para sempre desde a minha infância?) o lanche da tarde nas férias no sítio da avó do Menino Maluquinho são para mim, o cenário mais imaculado da infância. Crianças sujas de terra, suadas e correndo feliz para sentar a mesa e comer um bolo quentinho preparado com amor, sem antes tomar uma bronca porque não lavaram as mãos. Imagina que privilégio fazer parte dessa infância?

Na minha família comida é coisa muito sério. Temos uma cozinheira na família há mais de 30 anos, a Dadá, que veio de Belém do Pará, cidade dos meus pais. Junto com ela veio o pato no tucupi, o tacacá, o doce de cupuaçu com farinha de mandioca e o açaí. Mas açaí de verdade, não desses que os paulistas comem com gosto de groselha.

SOBRE PANQUECAS

Toda criança deve ter sua comfort food, a nossa é panqueca. Panqueca pra gente tem sinônimo de fim-de-semana na praia, acordar cedo, tomar café e sair para andar de bicicleta na Baleia. Era 60 dias comendo panqueca todos os dias no café-da-manhã. Panqueca, maple syrup e sal. Não é a toa que qualquer combinação de doce com sal me ganha na hora, mexe na minha memória afetiva mais especial. E é engraçado que esse é um prato que nunca subiu a serra. Panqueca a gente só comia na praia. E meus filhos estão tendo o mesmo destino, é como um ritual. Acordar na praia e comer panqueca. Agora quero incluir eles na produção.

247_ Midori De Lucca _Flormel-2.jpg

RECEITA PANQUECA

Panquecas Fit com Doce de Leite + Chips de Coco Flormel

Ingredientes

Doce de Leite Cremoso Flormel - 1 colher de sopa Chips de Coco Flormel- 1/3 pouch
Canela- 1⁄2 colher de chá

Ovo - 1 und
Leite de Castanha - 2 colheres de sopa Aveia- 20g
Banana- 1 banana média
Fermento -1⁄2 colher de chá

Modo de Preparo:

Bater todos ingredientes no liquidificador, o fermento coloque no final e mexa com a colher. Agora é só aquecer a frigideira e montar as duas unds de panquecas (pequenas e redondas). Na sequência rechear com doce de leite cremoso e decorar com chips de coco. A receita rende duas panquecas.

In partnership with our friends at Flormel


OUTRAS MATÉRIAS INSPIRADORAS