Férias com as kids: Um passeio por Petrópolis é jeito legal de mostrar a história do Brasil pra elas

Um dia desses decidimos ir a Petrópolis, no Rio Janeiro. Petrópolis é conhecida também como Cidade Imperial, era lá a summer house da família real. Andar por Petrópolis é se deparar com um rico patrimônio arquitetônico, a Avenida Koeller, a principal via, é ladeada por casarões e palacetes do século XlX.

Em Petrópolis tem vários museus, inclusive um dos mais importantes da história do Brasil, o Museu Imperial, onde era o Palácio de Dom Pedro ll.O acervo é incrível: desde os mobiliários e carruagens da época, às joias de membros da corte e a coroa usada por Dom Pedro. Fato curioso: o Palácio era iluminado apenas por velas e luz natural, então, almoçavam às 09:00h da manhã e jantavam às 16:00h, tudo para aproveitar a luz natural que entrava pelas grandes janelas.

Ainda tem o Museu de Cera de Petrópolis, Museu Casa Santos Dumont (dizem que ele foi a Petrópolis pela primeira vez a convite da Princesa Isabel), Museu Casa do Colono com mobiliários e apetrechos contando sobre o dia a dia dos habitantes na época, como o fato de que banhos eram tomados apenas uma vez ao mês, ui. Além é claro, da Casa da Princesa Isabel e do Palácio Rio Negro. Todos esses estão localizados no centro da cidade próximos à Catedral São Pedro de Alcântara, um caminho que dá pra fazer todo a pé, as crianças adoraram.

O hotel mais charmoso da cidade é o Hotel Solar do Império, ele faz parte do Roteiro de Charme, um associação que da um selo aos hotéis que atendem alguns critérios em serviços de hospedagem. Princesa Isabel se hospedava por lá na época que o hotel era na verdade a casa de amigos. Ali perto também tem o Palácio de Cristal, onde a Princesa cultivava suas hortaliças.

Um pouco mais afastado do centro está o Palácio Quitandinha, construído em 1941 para ser um hotel cassino.

Como bons sulistas terminamos nosso passeio na churrascaria em frente ao Palácio Quitandinha, a vista é encantadora.

Petrópolis é rica no seu contexto histórico e um passeio legal para levar as crianças. Elas adoraram ver o conteúdo da aula de história ali, na frente delas, inclusive esse era um pedido delas desde que viemos morar no estado do Rio de Janeiro. É um jeito especial de ensinar a história do Brasil para os nossos pequenos.

Previous
Previous

Free the Nipples: Sobre não usar sutiã

Next
Next

The Weekend Edit