Get to know the new girl on the team! Giulianna Iodice, nossa nova colaboradora

giu5.jpg

Conta um pouco sobre você.

Acho bem difícil me definir. Sou jornalista, tenho 24 anos. Sou uma menina-mulher muito determinada, ambiciosa, acelerada e que quer tudo para ontem (o que muitas vezes me mata, sou muito ansiosa)… Sou jornalista na Forbes (unidade do Brasil), tenho uma rotina que envolve muito trabalho e que é bem imprevisível também. No meu tempo livre amo beber vinho e jogar conversa fora, conhecer restaurantes novos, levar minha cachorra para passeios longos, caçar achados em brechós (totalmente vintage hunter) assistir filmes com a minha mãe e cozinhar! 

Porquê quis ser jornalista?

Meu pai sempre ressaltou a minha habilidade de comunicação, sempre falando que me imaginava dando “Boa Noite” no JN (o que eu nunca cogitei!), mas sabia que esse era um dos meus pontos fortes. Lá atrás, no começo do ensino médio, pensava muito em ser jornalista, tinha facilidade com textos, amava literatura..  Por alguns motivos mudei de ideia e logo que me formei, fui fazer nutrição, o que não durou nem 4 meses (rsrs). Logo voltei para a opção inicial e lá atrás, meu dream job era a Vogue - bem no estilo Diabo Veste Prada.

Você quis se especializar em que tipo de jornalismo?

Sempre tive uma conexão forte com moda, mas realmente me descobri cobrindo lifestyle (moda, viagens, gastronomia, consumo) e mercado de luxo. Foi um processo muito natural, meu primeiro estágio foi em uma revista nesse perfil, e nunca mais sai. Fiz um break no meio da faculdade de jornalismo e fui morar em Nova York, onde estudei Fashion Business na Parsons e fiz cursos de jornalismo na NYU - a partir daí vi que meu “negócio” era mesmo essa editoria. No meu retorno, tive a chance de começar aqui na Forbes, onde cada vez mais fui estreitando as minhas pautas para lifestyle mesmo. 

giu3.jpg

Qual seria a carreira perfeita de uma jornalista de lifestyle? 

Na minha sincera opinião? Viver no ar, viajando o tempo inteiro… Sei que é bem cansativo mas me fascina bastante a possibilidade de conhecer o mundo e o melhor dele - hotéis mais incríveis (sou totalmente apaixonada por esse mundo mágico), restaurantes estrelados… 

Acha que ainda existe muito preconceito com os jornalistas de moda? 

Acho que vivemos um momento distinto, onde quem acaba sofrendo mais “preconceito” são as blogueiras de moda - mas que dividem, sem problema algum, o mesmo espaço que os jornalistas de moda. Depois que eu tive a chance de cobrir uma Paris Fashion Week, percebi que o ambiente é bem misturado, mas que no geral, os próprios jornalistas de moda são muito fechados, principalmente os mais veteranos. Acho que toda essa “aura” acaba criando uma certa divisão entre os jornalistas de moda X o resto dos outros jornalistas. 

Quem te inspira? 

Gosto muito da Iris Apfel, Costanza Pascolato, Gisele Bundchen. Meu trabalho me permite também conhecer muita gente inspiradora.. Ressalto aqui uma power woman que conheci entrevistando, a Luisa Delgado (ex-CEO da Sáfilo, ela renunciou esse ano). 

Como é a sua rotina para se manter atualizada? 

Eu uso muitas “ferramentas” para me atualizar constantemente. Logo no começo do dia já olho o meu email, onde recebo uma infinidade de newsletters (BoF e Forbes Women são as minhas preferidas). Na sequência, tenho o hábito de seguir perfis de revistas no Instagram, onde também me informo e acabo indo atrás das “chamadas” que me interessam. Quando chego no trabalho, sempre dou uma passada de olho no jornal Valor, porque é bem importante no meu dia a dia. Durante o dia olho muito os sites que são focados na minha editoria aqui e a Forbes USA. 

Os sites que curte ler?

Dos sites gringos, amo o BoF (Business of Fashion), NY Times, Eater e o Purple Diary. Aqui no Brasil, acho o conteúdo do Nexo muito bom e bem didático, o Oui Simone.

Seu Instagram ta cheio de referências gastronômicas em viagens. É o seu programa favorito quando está viajando? 

Comer é meu programa favorito sempre! kkkkk. Mas especialmente em viagens eu amo comer todas os pratos locais e conhecer os restaurantes mais imperdíveis (sou extremamente interessada por chefs de cozinha e suas histórias), os mais locais e escondidos e os diferentões. Acho que gastronomia é uma parte fundamental das culturas, então para mim faz parte do processo de imersão de qualquer destino - até da minha própria cidade, SP.

Você é daquelas que planeja a ida em todos os restaurantes e reserva antes de ir? 

Eu planejo muito todos os passos de viagens, por isso faço muita pesquisa e sempre penso em mais de uma opção de roteiro para o mesmo dia (vai que eu planejei comer pizza mas quero salada?). Se eu tiver muitos dias no mesmo destino, gosto de ficar mais livre e descobrir lugares, ir parando em diversos cafés, comendo sem pressa, perguntado para os locais.  Na maioria das vezes já penso nos restaurantes que realmente não posso perder, e reservo com antecedência se for necessário - por exemplo, é loucura não reservar tudo antes em Nova York. 

Image credits: Bang Bang

Image credits: Bang Bang

Quais seus lugares favoritos para tomar um café em São Paulo? 

São Paulo é cheia de cantinhos incríveis. Na Vila Madalena amo os seguintes: Coffe Lab, Isso é Café e a padaria PÃO. Um cantinho super especial em Pinheiros é a loja BANG BANG, que é uma loja super cool de decoração com um café charmoso no fundo. 

Qual seu guilty pleasure? 

Tenho alguns. Amo assistir episódios repetidos de Sex and the City, fazer compras fakes na Farfetch (tipo brincar de lojinha depois de velha) e amo muito chips fake saudáveis para ficar mastigando algo mesmo quando não to com fome (tipo mix de batata doce, banana salgada…). 

Um livro que recomenda pra todo mundo? 

The Catcher in the Rye, do J.D. Salinger.  Eu já li quatro vezes, com idades distintas, e a minha interpretação mudou muito com o passar dos anos.. 

Qual série que está vendo? 

Acabei de começar “O Tempo Entre Costuras”.

Você é do tipo beauty addict? 

Não sou muito, mas amo comprar batons (mil tonalidades de nude, vinho e vermelho) e produtos para cabelo - tipo sérum, máscaras, hidratantes… 

Alguma descoberta de beleza para dividir com a gente? 

To amando o kit de sobrancelhas da Sobrancelhas Design. Chegou para mim na redação e ele é perfeito para deixar bem marcadinha e perfeita. 

A última compra que fez? 

Uma calça de vinil preta, no último sábado.. Estava literalmente na “missão” para achar a perfeita. 

Os temas que a gente pode esperar das suas matérias aqui no Lolla? 

Reflexões pessoais, crônicas, matérias de mulheres poderosas (como todas nós), muitas viagens, moda consciente (sou uma vintage lover) e um pouquinho do meu lado foodie também. 

Follow Giuliana Iodice at @giuiodice