Interview: Luciana Valim, Founder TeatoxMe, um marca nova de chá detox

A Maria Ruth Jobim, nossa Career & Culture Editor, entrevistou a founder da Teatoxme, Luciana Valim. A TeatoxMe é uma marca nova de chá natural que promete hidratar, purificar, acelerar o metabolismo e desintoxicar. A Maria, que criou a indenidade visual da marca se apaixonou pelo projeto e pelo produto. Veja o bate-papo sobre lifestyle, chás, detox e empreendedorismo feminino.

LUCIANA VALIM, FOUNDER TEATOXME

A primeira vez que nos falamos sobre a Teatoxme foi em 2015, mas por inúmeras coisas, o projeto não conseguiu tomar vida naquele momento. O que foi que te fez despertar que agora era o momento?

Na verdade acho que não existe essa de "momento certo ou errado". Acredito que eu tenha amadurecido muito mais e esteja muito melhor preparada hoje para ter a minha empresa do que estava naquela época, mas confesso que o mercado estava mais propicio em 2015. Naquela época o conceito teatox era realmente desconhecido por aqui, então eu vi uma super oportunidade e comecei a estudar. Não tinha como eu começar uma marca de chá detox em alguns meses, então, naturalmente iria demorar um tempo até eu conseguir colocar a marca no ar. Do momento em que surgiu a ideia em setembro de 2015 até encontrar o fornecedor certo, fazer todos os testes, chegar na formulação correta, desenvolver a identidade visual, encontrar a gráfica, negociar os melhores custos etc. foi um processo longo, que exigiu muita paciência e dedicação. Além disso, levando minha carreira profissional em paralelo, eu precisava equilibrar as prioridades. 3 anos depois consegui finalmente dar vida ao projeto em um mercado onde a cultura do chá está ganhando cada vez mais espaço, assim como o conceito do teatox que é o detox através dos chás.


Você veio do ambiente da moda. O que te levou a construir uma marca de chá?

Trabalhar no mundo da moda nos proporciona justamente estar o tempo todo conectados com as tendências e foi em uma dessas minhas pesquisas de tendências que descobri os chás detox. Encontrei inúmeras marcas de fora - na Europa, nos Estados Unidos, na Austrália - e me interessei por uma marca em específico da Inglaterra. Quando ia fazer o pedido do teatox que eles tinham, o valor em libras acabou dando uma desmotivada, além do frete e valor que eu provavelmente teria que pagar para liberar a mercadoria quando chegasse ao Brasil. Então desisti da compra e fiquei com isso na cabeça. Procurei por marcas que tivessem esse mesmo conceito no Brasil e quando percebi que realmente não tinha nada parecido decidi criar a TeatoxMe.

luciana-valim-teatox-lolla.jpg


Qual a sua relação com chá? Tem alguma memória que te marcou mais?

Minha relação com chá já é antiga e muito especial! Minhas melhores lembranças com chá me remetem à minha infância e à minha mãe. Sou consumidora assídua de chás desde pequena. Como sempre morei fora do Brasil, a cultura dos chás e do "chá das cinco" sempre foi muito forte lá em casa. Lembro até hoje do aroma da loja de chá em Vienna onde, com meus cinco ou seis anos, acompanhava minha mãe nas compras e olhava maravilhada para todas as ervas, latinhas e embalagens nas prateleiras. Em casa, minha mãe sempre fazia um lanchinho da tarde com muffins, geléia e chá  - ela deixava eu colocar um quadradinho de açúcar no meu chá, mas sempre falava para não exagerar - e assim tínhamos nosso momento de meninas. Ao longo do tempo minha relação com o chá foi evoluindo. Hoje em dia dispenso o açúcar ou qualquer tipo de adoçante, pois quando você toma ele natural consegue sentir o gosto real de cada erva ou fruto, além de ser muito mais saudável. Gosto muito do ritual de colocar as ervas soltas no infusor, para extrair um chá ainda mais intenso e aromático. A idéia inicial da TeatoxMe era justamente oferecer o teatox com a erva solta e não em sachês, mas resolvi adaptar para a realidade cultural do brasileiro, que prefere a praticidade dos sachês e de poder consumir o chá em qualquer lugar e a qualquer momento.

teatox-lolla.jpg


E, Como funciona o teatox?

O teatox é um programa de 30 dias.

Nosso produto oferece 60 sachês, sendo 30 sachês do Chá Dia (Slim) composto por um blend de 9 ingredientes poderosos que aceleram o metabolismo, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço, além de conter propriedades antioxidantes e eliminam impurezas do organismo - e 30 sachês do Chá Noite (Zen), composto por 6 ingredientes que acalmam para garantir uma boa noite de sono, ao mesmo tempo que une propriedades que agem com ação anti-inflamatória e diurética.

Recomendamos a ingestão de um sachê de cada chá por dia, para assim completar os 30 dias de Teatox, que pode ser renovado e inserido na rotina diária, 365 dias por ano.  

O Teatoxme tem uma proposta diferente de qualquer produto que já vi no mercado brasileiro. Ele não só é detox, mas ele fala com as nossas necessidades distintas entre os períodos dos dias. Como você percebeu que isso era uma demanda ou necessidade?

Na primeira vez que eu descobri os chás teatox em 2015 foi justamente o conceito do ritual Dia e Noite que me chamou a atenção. Faz muito sentido você adotar a ingestão do chá não só durante o dia, mas fazer com que ele faça parte de momentos diferentes do seu dia, proporcionando benefícios e propriedades distintas.

Nosso corpo precisa de diferentes estímulos ao acordar pela manhã, razão pela qual nosso chá dia oferece propriedades que despertam, dão energia, aceleram o metabolismo, enquanto o chá noite garante um momento de relaxamento, acalma os sentidos, auxilia no sono. Dessa forma abrimos e fechamos o ciclo do nosso dia proporcionando bem-estar e equilíbrio para corpo, mente e alma.




Mais matérias inspiradoras