Ter Uma Rotina de Manhã Muda Meu Dia

IMG_0792.jpg

Já faz uns meses que não estou conseguindo acordar na hora que eu quero. Eu acordo tão exausta que levantar já quase conta como a ginástica do dia. E me sentindo assim eu não dou conta de fazer nada do que eu gosto para acordar bem e disposta. Fico irritada porque acordei cansada e atrasada e não consegui fazer meu morning ritual que justamente serve para não me deixar irritada. 

Pensar nisso me fez prestar mais atenção naquilo que eu adoro fazer para ter um dia mais inspirador e conectado e ver como eu posso melhorar a minha rotina para não perdes esses momentos que são tão importantes pra mim e para o bem das pessoas com quem eu convivo. Esses momentinhos afetam diretamente meu humor, a maneira como eu lido com as pessoas e como vejo o mundo. Esses pequenos rituais são meus mood boosters naturais e eu recomendo que todo mundo encontre o seu. 

 

DEIXAR O TELEFONE NO AIRPLANE MODE

Eu comecei a prestar atenção no que acontece na véspera dos dias que não consigo acordar bem e em todos os cenários meu celular foi o último a me dar boa noite. Descobri que tenho nomophobia (No More Phone Fobia) - basicamente ser viciada no meu celular. E preciso fazer alguma coisa para mudar isso, e comecei ontem a noite. Meu marido deixa o celular carregando no banheiro, o meu dorme na minha mesa de cabeceira do meu ladinho. Eu deixo ele no modo avião para nenhuma luz ou mensagem aparecer na tela, mas a primeira coisa que eu faço quando acordo é tirar do modo avião e confesso que fico frustrada quando meu whatsapp não foi invadido por 73 mensagens matinais. O ideal aqui seria ignorar o telefone até eu estar completamente acordada, mas já é um pouco demais para conquistar em uma semana só.

 

PREPARAR A MENTE ESCOLHENDO COMO VAI SER O DIA PARA TER ALGUM CONTROLE SOBRE SEUS PENSAMENTOS

Eu tenho muita dificuldade em lidar com pensamentos negativos. Posso passar horas maquinando como deveria ter respondido para aquela pessoa que discuti em março de 2015 ou me lembrando de coisas ruins que já aconteceram. Parece que eu tenho o controle de volta se paro para pensar nessas coisas que foram ruins pra mim de alguma forma, pura ilusão. Agora eu introduzi um ritual e virou meu objetivo do dia escolher no que eu vou pensar e bloquear pensamentos negativos simplesmente ignorando. Isso tem me ajudando muito a não ocupar a mente com pensamento que me trazem ansiedade e deixar espaço para a minha criatividade e meus objetivos. E é aqui que nossos pensamentos devem focar, em como será o nosso dia quebrado em pequenos intervalos. Isso eleva a nossa consciência, é um super exercício.

 

SUPERFOODS

Esse ano eu testei duas superfoods no meu café da manhã e as duas foram efetivas, mas com efeitos colaterais que não compensaram. O primeiro foi o óleo de coco, colocava uma colher no meu café todos os dias para me dar mais energia. Eu terminava a manhã com o coração acelerado e minha digestão toda errada, acabei eliminando.

Depois usei por três meses um adaptogen da Sun Potion. Foi ótimo e super cumpriu o papel de me deixar com mais energia, mais focada e no fim das contas mais feliz. Mas não sei se foi coincidência ou não, a mucosa da minha boca ficou inflamada e não quis testar de novo para confirmar. Agora to em busca de novas superfoods para me dar mais energia, disposição e me deixar menos irritada.

 

USAR O TRÂNSITO A SEU FAVOR

Eu adoro que os americanos tem uma palavra que define o trajeto de casa para o trabalho - commute. Para quem fica muito no trânsito a dica é transformar esse tempo em algo mais produtivo, e que dê pra curtir. Tipo ouvir um podcast ou meditar.

 

ACORDAR MAIS CEDO QUE O RESTO DA CASA, PARA PODER FAZER TUDO ISSO


Obviamente esse é o que eu não estou dando conta de conquistar. Primeiro porque os gêmeos acordam umas 6h, eu precisaria acordar as 5h para poder curtir a casa só pra mim de manhã cedo. Eu já tentei, até me inscrevi em um app que era tipo uma comunidade para quem está disposto a levantar cedo. Se você não respondia a solicitação no celular as 5h da manhã perdia a troca daquele dia e isso me dava mais ansiedade, um contra-senso não? Mas acordando mais cedo a gente tem mais tempo de fazer o que é importante para se sentir bem. Pode ser tomar uma água morna com limão (eu adoro e tenho esquecido), curtir um banho quentinho com calma, fazer dry brush (escovar o corpo a seco para ativar a circulação), praticar a gratidão,  escrever um diário ou fazer exercício. Eu comecei a fazer o 5 Years Journal, escrevo todo dia antes de dormir, mas algo me diz que mudar para a manhã seguinte pode me deixar mais inspirada e ativar melhor meu senso de gratidão me preparando para o dia.

Você também tem uma rotina matinal? O que você faz? Compartilhe com a gente nos comentários. 

 

YOU MIGHT LIKE

LOLLA IS LOVING