O que fazer em uma ski trip quando você não esquia

Emily Weiss, founder of Glossier rocking the ski outfit

Emily Weiss, founder of Glossier rocking the ski outfit

Esquiar para mim parecia uma coisa muito fácil. De longe, eu via aquelas pessoas, muitas delas com menos de 5 anos de idade, deslizando graciosamente pela neve. Praticamente um ballet. Extremamente confiante, aluguei meu equipamento e no primeiro momento que pisei na pista, veio também o primeiro encontro com a realidade: eita que coisa difícil. Eu não conseguia ficar em pé, parada.

Eu já sabia que precisaria de umas aulas, e junto com mais uma meia dúzia de inexperientes, faríamos, na manhã daquele dia gelado, um treino com um professor. Técnicas daqui, técnicas de lá, fecha o pé em formato de pizza, põe a mão no joelho para não perder o equilíbrio. Por mais que eu me esforçasse, estava quase convencida de que aquilo não era para mim. O dia acabou, a aula também, e o saldo do dia foram vários tombos e hematomas pelo corpo.

Alguns anos depois dessa primeira desastrosa experiência e porque eu esqueci de como tinha sido, tentei de novo. Mas sem aula, com a cara e coragem. Foi um dia super engraçado, porque eu não consegui esquiar, obviamente, mas consegui rir dos meus tombos e alegrar o dia das pessoas que passavam por mim. Pronto. Não quero mais tentar esquiar.

Mas aproveitar a temporada de neve nas montanhas é uma das coisas mais legais do inverno aqui na Europa. Eu tive que aprender a gostar dessa época porque é desmotivador demais passar 6 meses do ano reclamando do frio e só querer que  a primavera chegue logo.

Mas calma, não sou só eu a doida que vai para uma ski trip sem saber esquiar. De acordo com essa matéria do The Telegraph, milhões de britânicos embarcam para as montanhas sem a menor intenção de esquiar.

Então para quem, assim como eu, não domina a arte de ficar em pé no ski ou no snowboard, aqui vão opções do que fazer para aproveitar uma ski trip:

Ice Skating

Acho que é a primeira coisa que vem na cabeça não é? Patins no gelo! Não é uma atividade muito mais fácil do que o ski mas é uma alternativa bem viável! E com a ajuda das cadeirinhas para apoio, se você é iniciante, rapidinho pega o jeito.

Cross country skiing

É basicamente se locomover em terrenos cobertos de neve. Aqui você não precisa pegar gôndola para subir montanhas porque só vai andar na neve, em lugares planos, mas usando os equipamentos de ski. Bem mais fácil se equilibrar, já que não precisa descer nem subir, e ainda dá pra sentir o gostinho de calçar as botas e usar o ski.

Dog Sledding

Vários resorts oferecem passeios por lagos congelados ou por trilhas nas florestas, num trenó, puxado por cachorros, os Snow Dogs. São huskys treinados para a atividade. Tem horário especial para as crianças e é um jeito super legal de conhecer a área coberta de neve do resort.

Aproveitar a cidade ou o hotel

Sempre tem uma cidade linda perto dos resorts que vale a pena turistar. Ou mesmo as cidades que são famosas pelas temporadas de esqui, como Chamonix na França ou St. Moritz na Suíça que por si só são uma grande atração, cheias de atividades. Cafés, restaurantes e lojas vão com certeza te manter ocupada! Os hotéis sempre tem piscina e spa, quer uma desculpa melhor para passar o dia inteiro entre uma massagem e um mergulho numa piscina de água quente?

A temporada de ski na Áustria vai de outubro até maio, mas tudo depende das condições climáticas. Kitzbühel por exemplo, abriu em 13 de outubro de 208 e fechará em 01 de maio de 2019. Para mais informações sobre a temporada na Áustria, acesse Ski Lifts.


Todas as informações sobre a região de Saalbach na Áustria, como viagens, clima, tickets e acomodação, acesse o site oficial aqui.