O que levar e como vestir crianças em uma ski trip

 Mara Coimbra na Áustria

Toda vez que preciso fazer malas sofro semanas antes de ansiedade. Meu sonho é viajar o mundo inteiro com uma mala de mão mas ainda levo a casa inteira. Morando mais de 6 anos na Europa, em 4 países diferentes e viajando sempre com 2 filhos a tiracolo, ainda não atingi meu objetivo da mala de mão, mas aprendi algumas coisas. 

Em janeiro fomos para a Áustria para uma ski trip. Pela primeira vez, fiz um compromisso comigo mesma de levar só o necessário. Tenho uma mania horrível. Eu monto a mala, olho para ela e não convencida de que aquelas peças são suficientes, coloco uma blusinha aqui, mais umas calças ali e porque não levar mais um suéter? Assim sempre acabo levando coisas que não usamos.

Mas dessa vez tentei ser o mais essencialista possível. Viajar com 2 crianças e malas a perder de vista não é um bom negócio. Separei as roupas, coloquei na mala e fechei. Preparadas para saber o que levar numa viagem para a neve com crianças? 

Packing list, packing light

Se você já viajou para algum lugar frio já deve saber que vestir-se em camadas é obrigatório. Quando a viagem envolve neve, essas camadas têm que ser especiais. A primeira camada, ou a segunda pele, tem que ser térmica e a última camada tem que ser resistente a água. Isso vale para tudo, inclusive luvas e botas. 

Minhas duas cebolinhas, (camadas e mais camadas!) ficaram vestidas assim:

1- A primeira coisa que visto são a calça e blusa térmicas. É melhor que sejam de um tecido tecnológico do que de algodão. O algodão quando molhado, do suor por  exemplo, não seca e vai manter a criança fria. Eles tem um conjunto da loja Hema aqui na Holanda e outro da marca japonesa Uniqlo

2- Em cima da blusa térmica, visto um cardigan de fleece ou de lã natural. Essa camada ajuda a esquentar e manter o calor. Prefira as marcas de esporte, como esse da The North Face.

3- A roupa de ski que eles usaram esse ano foi a melhor que já tivemos até hoje. Um set de macacão e jaqueta da marca esportiva Columbia. Forrada com fleece, waterproof e o tecido ainda era térmico. É exatamente esse aqui.

Quando meus filhos eram bebês, eu usava snowsuits e sempre gostei dos que vendem na loja inglesa John Lewis ou dos da H&M. Dê preferência para os que já vem com luvas e botinhas, um trabalho a menos! 

4- Chegou a hora dos acessórios. Eles tem que ser próprios para a neve para esquentar  e não molhar. As luvas eu comprei pela amazon, da marca Barts, mas existem várias opções. Cachecol e gorro eu recomendo que seja quente e macio, sem muito volume, nesse caso os melhores são de fleece, como esses aqui. Os de fleece são bons porque são finos e vão embaixo do capacete de ski e dentro da jaqueta sem problemas. As meias também precisam ser próprias para ski, como essas da Sport Direct

Aliás, essa loja de esportes, Sport Direct, é ótima para itens de esportes de inverno. Tem por toda Europa e em cada esquina na Áustria! 

5- Para finalizar o look dos pequenos na hora de ir esquiar agora vamos às botas de neve. Tem que ter solado de borracha e forro por dentro. Já usamos as famosas botas da Sorel, são realmente muito boas. O único problema é que o cano é um pouco apertado e dificulta na hora de calçar. Compre um número maior. A loja que mencionei acima também tem boas opções mais em conta (veja aqui) caso vá usar uma vez só e você não queira investir muito. 

Pronto, crianças vestidas e você pensa que o trabalho acabou? Nope! Na neve é preciso ter cuidado redobrado com a pele, principalmente quando se trata de crianças. Tem que passar protetor solar e eu ainda uso sempre um creme de uma marca alemã, a Hipp, que protege contra o vento e o frio. Phew! 

Na mala levei um item de cada desses descritos acima. Fiquei com muita vontade de colocar mais coisas mas me segurei. Ficamos 9 dias e foi o suficiente. Também levei roupas mais leves para os momentos que ficamos dentro do hotel, que tem aquecedor. Blusas de manga comprida, calças de moletom e um casaquinho dão conta do recado nessa hora. 

O que mais levar e dicas extras

Mesmo que seja uma viagem curta para um winter resort, eu acho que vale a pena comprar a roupa de ski e os acessórios que mencionei na lista. Um goggles também é melhor comprar. O que alugamos foram os skis com a bota e o capacete, mas se for o caso dá para alugar tudo. 

Com crianças é melhor ficar hospedado em um hotel perto da estação de ski. Assim você não precisa se locomover tanto para chegar até a gôndola. Tudo que facilitar na hora de viajar com as kids é essencial!

Uma ótima brincadeira na neve são os trenós. As lojas perto das gôndolas alugam e vendem. Pagamos 5 euros por dia num desses trenós de madeira e depois compramos um de plástico para trazer para casa que custou menos de 40 euros. 

É sempre bom lembrar de tomar água e parar para descansar. Subir e descer a montanha ou só mesmo andar na neve, cansa demais. Mas as crianças, tão animadas e euforicas, esquecem de se hidratar. Se quiserem saber mais, leave a comment!

Previous
Previous

Miami por Isa Kraco, founder da @agn.conceito

Next
Next

Interview: Marilia Carvalhinha, Consultora estratégica e coordenadora da pós de moda e varejo na Faap.