S.O.S Pele: Dicas Para o Inverno e a Trend Slugging do TikTok

Ah, o inverno... Tempo de aconchego, cobertor no sofá com um belo vinhozinho, festas juninas, fondue de queijo… e pele desidratada! Afinal, as temperaturas mais baixas, a secura do ar e o vento contribuem para piorar a desidratação cutânea e aumentar a fragilidade da pele, levando ao agravamento de condições como alergias, dermatites e eczemas.Para compartilhar com as leitoras do Lolla algumas dicas sobre como podemos melhorar a nossa rotina de skincare nessa época - aliás, já escrevi também sobre a ordem certa de como aplicar os produtinhos -, resolvi dividir essa pauta em duas partes: primeiro, trago um relato pessoal sobre a minha rotina e porque adotei o tal do slugging para melhorar a hidratação da minha pele, e depois, compartilho o que aprendi em uma conversa com a Karina Soeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP, pesquisadora e criadora da Apotheka, farmácia de manipulação especialista em dermocosméticos. 

Slugging, what?

O slugging é uma técnica que vem bombando nas redes sociais, e sua promessa principal é a de salvar a pele da desidratação. A origem do nome vem de “slug” (lesma) e propõe a aplicação de alguma pomada ou gel à base de petrolato (mais conhecido como vaselina) ao final da rotina de skincare - ou seja, sempre DEPOIS dos mists, séruns, cremes e afins.Essa finalização com vaselina faz uma espécie de "blindagem" da pele, já que o petrolato é um poderoso oclusivo. E porque é interessante isolar a pele dessa forma? Muito simples: ao fazer isso você aumenta a hidratação da pele uma vez que evita a perda transepidérmica de água (a famosa TEWL, do inglês trans epidermal water loss) ao mesmo em que protege a pele contra agressores externos. Ah, e a importância de fazer por último, é que além de blindar a pele, a pomada ela ajudará a INTENSIFICAR a ação dos produtos - hidratantes, loções e afins - que foram aplicados antes. O slugging é indicado sobretudo para quem tem a pele muito seca (o que é um TIPO de pele) e também para quem está sofrendo com a pele desidratada (o que é uma CONDIÇÃO temporária). Quem tem a pele oleosa ou com tendência a acne deve ficar longe da técnica, já que, devido a seu poder oclusivo, o petrolato poderá levar a um acúmulo de oleosidade nos poros, o que irá piorar a condição da acne. Outro aviso  MUITO importante dos dermatologistas sobre o slugging: evite usar produtos com ativos potentes como alfa e beta hidroxiácidos, ou com retinol, antes de fazê-lo, pois a oclusão desses produtos na pele poderá intensificar seus efeitos, aumentando a chance de irritações cutâneas.Para quem fica com aflição de imaginar a pele toda “melecada” com um petrolato, a expert e cosmetóloga Charlotte Palermino - uma das minhas skinfluencers favoritas e a grande responsável pela popularização do slugging nas redes sociais - avisa: é só não exagerar na quantidade! “Na verdade, você precisa de uma porção mínima do produto, literalmente do tamanho de uma ERVILHA, para cobrir o rosto todo!” afirma ela.  charlotte skincare Charlotte ainda dá a sua receita de um “slugging” ideal: logo depois que sai do chuveiro, com a pele ainda úmida, ela aplica um mist, depois um hidratante (no corpo todo e no rosto), espera alguns minutos para que os produtos sejam absorvidos, e então aplica a vaselina no rosto, cotovelo, joelhos e mãos. Eu resolvi testar essa “receita” de Charlotte, e confesso: estou AMANDO o resultado, e parei de sofrer com a secura da pele nessa época do ano! Para hidratar a pele primeiro com um mist eu estou intercalando entre a deliciosa Bruma Regeneradora da Quintal Dermocosméticos, a Beauty Mist da Kiss NY, e a clássica e indispensável Água Termal da Avène - uso essa última sobretudo quando minha pele está mais irritada, porque ela ajuda a acalmar a vermelhidão no ato! 

bruma quintal dicas inverno SHOP NOW

 eau thermale avene dicas inverno

SHOP NOW

Na hora de hidratar, nos dias em que minha pele não está tão seca eu aposto em algo mais leve como a Loção Hidratante da Cerave (dos melhores hidratantes em termos de custo x benefício do mercado na minha opinião), e depois aplico a pomada da Aquaphor (prefiro ela do que a da Vasenol, acho a textura mais leve e agradável!). Já naqueles dias em que a desidratação tá ON, eu troco a loção por um cremão potente: o icônico Lala Retro, da Drunk Elephant, que deixa a pele numa maciez que eu nunca vi nada parecido! Depois sigo com a aplicação da Aquaphor da mesma forma.

SHOP NOW

 

SHOP NOW

SHOP NOW

 E faço aqui uma última observação importante, por experiência própria: não aplique a pomada perto dos olhos que pode arder! Em compensação na boca, pode se jogar na pomada que os lábios agradecem.  

Entrevista com a especialista Karina Soeiro

Quais ativos devemos utilizar no inverno?Os cuidados com a pele são indispensáveis em todas as estações, porém nas estações mais frias a nossa pele tende a ficar mais ressecada e o cuidado com a hidratação precisa ser redobrado. A hidratação ideal deve ser feita com a utilização de cremes e loções que possuam tanto ingredientes oleosos (promovem hidratação chamada de passiva), quanto umectantes, que atraem a água para a pele, promovendo desta forma a hidratação ativa. Os insumos que fazem a hidratação passiva são ingredientes oclusivos como os óleos e manteigas que formam um filme sobre a pele impedindo a perda transepidérmica de água. Já os umectantes responsáveis pela a hidratação ativa atraem as moléculas de água para a superfície cutânea e complementam a composição da formulação hidratante tornando-a muito mais potente. Tanto a glicerina quanto a uréia em baixas concentrações e alguns tipos de açúcares são os umectantes mais utilizados tanto pelo baixo custo quanto pela sua alta eficácia.   O que devemos evitar neste período?É importante se atentar a alguns cuidados extras em razão da maior tendência ao ressecamento durante os dias mais frios. Devemos evitar alguns hábitos e produtos, como banhos quentes, uso de buchas e o excesso de sabonetes que irão remover boa parte do óleo produzido pela própria pele, deixando-a mais sensível e desidratada. Indivíduos que possuem doenças  dermatológicas como a dermatite atópica são ainda mais suscetíveis à desidratação, que acarreta a e os sintomas e o desconforto do paciente podendo ocorrer ou piorar a descamação levando a fissuras na pele. Além da hidratação é importante utilizar agentes de limpeza suaves com pH próximo ao da pele (5.5) como sabonetes líquidos, hipoalergênicos e syndets.Você testaria? Eu adoraria saber nos comentários (Photo Dr Zhivago Movie)LEIA TAMBÉM:

OS PRODUTOS PERFEITOS PARA PELE SECA NO INVERNO

3 dicas para manter a pele saudável usando MÁSCARAS

A Ordem Certa de Aplicar os Seus Produtos de Skincare

Previous
Previous

Receita de Salada de Funcho e Blood Orange Para um Gostinho a mais de Hot Season

Next
Next

O Que Usar Esta Semana: Classic Stripes e uma Jaqueta de Couro