Trago Verdades: O Segredo da Pele Iluminada Não Está no Iluminador

No último post, falamos sobre a tendência da maquiagem com a pele radiante e aquela “cara de saúde” assumindo de vez o lugar do combo “base opaca de alta cobertura + contorno + blush + pó compacto”, que bombava nos tutoriais há alguns anos. Agora, vamos te contar qual o segredo para conseguir esse tão desejado look!

 Yara Shahidi, musa da pele iluminada. Fonte: Instagram @yarashahidi

Podemos começar com uma notícia não muito animadora? O look “dewy skin”, como ficou conhecido nos EUA, não depende de apenas um produto mágico, e exige uma certa dedicação diária...mas vale super a pena! Vamos lá?

“SKIN FIRST, MAKEUP SECOND”

Esse era um dos slogans de lançamento da Glossier, marca referência quando o assunto é o “no-makeup makeup look”. Apesar de ser conhecida por criar maquiagens como o blush Cloud Paint e o rímel Lash Slick, a Glossier também oferece uma gama super completa de cosméticos como séruns e máscaras faciais, pois acredita que uma boa rotina de skincare é a melhor aliada na hora de criar a base para uma maquiagem com a pele bela e iluminada. Esse conceito “pegou geral”, e hoje em dia inúmeras marcas de maquiagem estão lançando suas linhas de skincare. Na base de todas elas, está o foco em um fator primordial para a pele iluminada dos nossos sonhos: HIDRATAÇÃO, HIDRATAÇÃO E HIDRATAÇÃO! Afinal, a dewy skin nada mais é do que aquela pele saudável e radiante, que brilha naturalmente graças ao equilíbrio da quantidade de água dentro de suas células!

 Campanha dos séruns da Glossie. Fonte: glossier.com

O MELHOR AMIGO DA PELE ILUMINADA

Um dos melhores aliados nessa tarefa DIÁRIA da hidratação da pele têm nome: ácido hialurônico. Esse ativo poderoso, que pode ser usado tanto por quem tem pele seca quanto por quem tem pele oleosa, possui propriedades hidratantes e estimula a produção de colágeno, proteína cuja concentração natural no nosso organismo vai reduzindo drasticamente a partir dos 25 anos, o que leva ao aparecimento de rugas, flacidez e perda do viço ☹ 

Assim, o ácido hialurônico ajuda a preencher os espaços entre as células, além de ser uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisinha. 

 Sérun Hyalu B5 da La Roche-Posay, meu favorito para hidratar a pele sem pesar. Fonte: larocheposay.com

É claro que o ácido hialurônico por si só não faz milagre. Ele deve fazer parte de uma rotina diária de beleza que inclui remoção da maquiagem RELIGIOSAMENTE antes de dormir, aplicação de tônico e/ou essence, combo Vitamina C + protetor solar durante o dia, e hidratante à noite. Na área dos “tratamentos semanais”, eu ainda incluo esfoliação e máscara de hidratação. 

Quer entender como cada uma dessas etapas ajudam a conquistar a pele radiante dos nossos sonhos? Vamos lá:

  • Limpeza diária: ajuda a prevenir o surgimento de espinhas e de poros dilatados. Resultado: pele mais uniforme, sem cicatrizes e sem a necessidade base de alta cobertura na hora do make!

  • Tônico: prepara a pele para absorver melhor os demais produtos. Alguns tônicos têm função hidratante, outros podem auxiliar a regular a oleosidade. Independente do tipo, todos auxiliarão na maior absorção dos séruns e hidratantes que virão à seguir. E é claro que a maior absorção de séruns = mais hidratação dentro da pele! 

  • Essences: são a nova mania do mundo da beleza, e eu defino como uma “água termal vitaminada”, ou seja, um produto de textura aquosa, mais líquido que um sérum, mas menos que a água. Também tem propriedades calmantes e hidratantes, e pode ser aplicado no lugar do tônico, ou intercalado com ele.

 Essence de maçã verde da Juice Beauty, que eu AMO! Passo antes do sérun de ácido hyalurônico, quando sinto que a pele está muito ressecada. Fonte: juicebeauty.com

  • Vitamina C: outra melhor amiga da pele iluminada! A Vitamina C é um poderoso antioxidante que atua combatendo os radicais livres que causam sinais de envelhecimento e manchas na pele. Além disso, ela auxilia na síntese do colágeno, melhorando a firmeza e radiância da pele. O ideal é aplicar um sérun de Vitamina C ANTES do protetor solar, para potencializar a ação fotoprotetora e combater os danos gerados por outras fontes de agressão como a poluição. 

 C E Ferulic da Skinceuticals, um dos séruns de Vitamina C mais aclamados e bem avaliados por dermatologistas do mundo todo. Fonte: Skinceuticals.com


  • Protetor solar: é claro que pele luminosa = pele bem protegida, por isso o ideal é aplicar o protetor solar todos os dias, mesmo que você vá ficar dentro de casa ou do escritório! Existem diversos produtos que aliam proteção à hidratação, ajudando assim a manter a pele radiante ao longo do dia.

  • Esfoliação: promove a renovação celular da pele, eliminando as células mortas da superfície. Resultado? Pele mais macia, uniforme, e pronta para a hidratação! Faço 1 vez por semana, antes de uma máscara de hidratação, que ajuda a dar um boost na luminosidade da pele. Dica extra: deixe para fazer esse ritual um dia antes daquele evento que você quer arrasar no make (e não no dia em si, para não se maquiar com a pele ainda muito sensível da esfoliação!

Já deu pra entender a importância da rotina de cuidados com a pele para uma dewy skin invejável né? Então fique de olho no Lolla, pois no próximo post vou te contar alguns truques de maquiagem para a criação da pele luminosa perfeita!

Previous
Previous

Precisamos Conversar Sobre a tal Sororidade. A Gente Promete ser Leve

Next
Next

Um final de semana em Nova Orleans