Um jantar em um atelier em Paris

12tmag-rabih-slide-WOZ0-superJumbo-e1499799840296.jpg

Follow my blog with Bloglovin

Outro dia li um artigo sobre um jantar que o designer libanês Rabih Kayrouz ofereceu em seu atelier em Paris. Achei a proposta tão intimista e effortless que você nem percebe que era algo grandioso. O atelier  fica no 7º Arrondissement, no antigo Téâthre de Babylone. Uma mesa comprida instalada no meio do atelier recebeu os convidados que comeram rodeados por araras de roupas das coleção. Eu adorei a historia dele, que descobriu a cozinha quando foi morar sozinho em Paris. E isso virou algo tão grande e importante na vida dele que instalou uma cozinha no atelier, onde ele comanda almoços e jantares para quem trabalha por lá.

A Mediterranean Fête 

Deu pra sentir que o que ele queria era deixar todo mundo à vontade, sem definição de lugar e aproveitar uma noite de comida libanesa e vinho com os amigos. Me pareceu tão leve e que ele realmente se importava que seus convidados tivessem só um good time.

Os copos ele garimpa em flea markets ou na Drouot, uma casa de leilões de Paris. A toalha de mesa eram duas cortinas antigas que ele comprou em algum lugar no sul da França e transformou em uma toalha gigante. E os pratos já fizeram parte da louça do Hotel Régina. Dá pra sentir o charme e a leveza do setting.

Eu amo a culinária libanesa, principalmente os pães e as pastas. Humus com pão pita já é jantar pra mim. Ele serviu os pães dentro de uma sacola de papelão com o logo da casa, achei o ponto alto do table setting.

Nada ali foi feito sem pensar. Ele espalhou velas compridas pela mesa e foi acendendo aos poucos, pra garantir um tempo de queima diferente entre elas, uns 30 minutos antes dos convidados chegarem.

Algumas dicas na hora de preparar um jantar libanês

Compre tudo fresquinho pela manhã e prepare o que for necessário. O cooking time deve demorar um hora mais ou menos, não mais que do isso.

Azeite de Oliva it's mandatory. Muito azeite. Principalmente no humus, que deve ser servido last minute para não secar.

Os pães típicos compre em algum lugar especializado, mas compre frescos, assados no mesmo dia pra não perderem o sabor e a consistência.


Para ler mais sobre o jantar clique aqui. Pictures by Molly SJ Lowe for NY Times.