Um mini guia para mercados de Natal na Alemanha

Vou começar esse texto arriscando a dizer que a maior tradição de natal da Alemanha, quem sabe da Europa, são os mercados de natal. É o momento mais esperado do ano, the most wonderful time of the year, não é?

E tudo acontece por lá. As confraternizações de família e trabalho, passeios de domingo para ver as decorações, turistas ávidos pelas tradições natalinas. Depois de quase 8 anos por aqui, me rendi aos mercados e sou louca por eles. 

Nas cidades grandes, como Munique, Berlim ou Düsseldorf, a cidade ganha mais de um mercado, espalhados pelas praças e em frente a prefeitura. São maravilhosos, com certeza, mas eu prefiro os das cidades menores, que se concentram na praça principal. 

MERCADO-EUROPEU-NATAL-LOLLA.JPG


Nuremberg, um dos mais antigos mercados

Em Nuremberg está um dos mais antigos mercados de natal da Alemanha, em funcionamento desde 1628. Parece que você está entrando em um conto de fadas dos irmãos Grimm. Mais mágico, impossível. São inúmeras casinhas de madeira, decoradas com todo cuidado, detalhe por detalhe. Lá são vendidos estritamente produtos tradicionais, locais e feitos à mão. É onde você também vai poder provar as comidinhas mais gostosas da época. 

Há poucos metros de distância da praça principal está o Kinderweihnacht ou Mercado das Crianças, um cantinho especialmente feito para os pequenos. Tem roda gigante, trem a vapor, carrossel e presépio, tudo old style, bem vintage. É bem legal ter um espaço separado para crianças porque os mercados são super cheios e é difícil andar com elas pela multidão. 

MERCADO-EUROPEU-NATAL-LOLLA.JPG.JPG


O que comer

Chegando no mercado você já vai sentir aquele cheirinho maravilhoso no ar. São os pinheiros, a fumaça das salsichas assando, os pães quentinhos. O famoso glühwein, vinho quente com especiarias é servido em uma charmosa caneca decorada como o nome da cidade e o ano. Vai ser seu primeiro souvenir porque você pode levá-la para casa. 

Todos os mercados vendem Rostbratwurst, salsichas grelhadas. Mas em Nuremberg você encontra o Drei im Weckla, 3 mini salsichas num delicioso pão de sal lambuzadas em mostarda escura. Dizem que essas salsichas só são feitas por lá. Eu acredito!

Além disso, tem muito biscoito de gengibre, pães com especiarias, bolos de natal decorados com nozes e amêndoas. Tudo delicioso, experimente um de cada!

O que comprar

Os mercados de natal são famosos por vender as decorações mais lindas de natal do mundo! A loja Käthe Wohlfahrt é uma das mais conhecidas, virou atração turística. Miniaturas feitas em madeira, mini presépios ou o german nutcracker, tenha espaço na mala para levar um exemplar para casa. O tradicional Lebkuchen, é um doce, tipo pão de mel, decorado com chocolate e nozes, vem embalado em latas lindas de natal. Melhor lembranças do mercado alemão.

Depois de muito visitar mercados de natal, fiquei com a impressão que são todos iguais. Ontem fomos visitar o de Düsseldorf, que fica a uma hora e meia de onde moro na Holanda, e constatei o contrário. Cada mercado é único e tem sua própria mágica. Já está claro que meu favorito fica em Nuremberg, onde morei por 6 anos. Sou suspeita para falar, mas a decoração, as comidas, o castelo medieval ao fundo faz a experiência de estar lá nessa época do ano surreal. Quando for visitar, se vista bem porque faz muito frio, torça para nevar e aproveite!

Photos by: Mara Coimbra 







OUTRAS MATÉRIAS INSPIRADORAS