Viver makeup free é possível?

Rosa sem make, sem filtro e com cabelo de praia.

Rosa sem make, sem filtro e com cabelo de praia.

No último domingo, eu estava em casa com meu marido só curtindo a preguiça. Sempre que conseguimos um tempinho para ficarmos a sós, sem tarefas ou compromissos, aproveitamos para colocar algum show na TV e ficar escutando enquanto cada um se diverte à sua maneira – ele mexendo nas plantas e eu lendo. Nessa ocasião, colocamos o show “Here in Times Square”, de 2016, da maravilhosa Alicia Keys (disponível na íntegra no Youtube), no qual a cantora faz uma apanhado de seus maiores hits com convidados para lá de especiais. Um showzasso! 

Além do repertório cheio de músicas inesquecíveis, da voz impecável, da simpatia e presença de palco da cantora, houve mais um aspecto do show que chamou a minha atenção: o rosto iluminado e totalmente makeup free de Alicia. Uma característica que chamava a atenção tanto quanto as luzes da Times Square refletindo no palco, que levou até o meu marido a comentar: “Nossa, ela não tá com nada de maquiagem né?”. Sim, era realmente visível – e admirável.

makeup-free-sem-maquiagem-alicia-keys.png

Foto: W MAGAZINE

O pontapé inicial de Alicia em sua transição para uma vida sem maquiagem foi dado em 2016, quando a cantora estava trabalhando no álbum “Here”, e o tema da pressão que a sociedade faz nas mulheres para estarem sempre perfeitas rondava sua cabeça: “Antes de começar a gravar, escrevi uma lista de todas as coisas das quais estava de saco cheio. E uma delas era do quanto as mulheres sofrem um tipo de lavagem cerebral para sentirem que precisam ser magras, desejáveis, perfeitas... E isso é tão frustrante, além de ser simplesmente impossível!” - declarou a cantora em uma carta publicada no site Lenny Letter, da atriz Lena Dunham. “Eu não quero me cobrir mais. Não o meu rosto, nem a minha mente, nem a minha alma, nem os meus pensamentos, nem os meus sonhos.” -afirmou Alicia na carta que rapidamente rodou o mundo. E enquanto essas ideias iam se formando em sua cabeça, ela fez o que faz tão bem: transformou-as em música. E assim, nasceram belas composições como a deliciosa “When a Girl Can't Be Herself," que diz:

“In the morning from the minute that I wake up / What if I don't want to put on all that makeup / Who says I must conceal what I'm made of / Maybe all this Maybelline is covering my self-esteem”

Nas fotos de divulgação para o álbum, a cantora aparece com uma beleza natural e verdadeira, algo que, mesmo com todos esses questionamentos sobre os padrões de beleza, acabou sendo obra da fotógrafa Paola Kudacki e não uma intenção proposital de Alicia: “Eu tinha literalmente acabado de sair da academia quando entrei no estúdio, com apenas um lenço no cabelo, e Paola disse: “Preciso fotografá-la AGORA, exatamente assim! As músicas desse álbum são cruas e reais, e essas fotos também precisam ser”. Imediatamente, a cantora afirmou que se sentiu nervosa e desconfortável, mas que depois que a sessão começou, foi a experiência mais “empoderadora, libertadora e honestamente bela” que já sentiu.

makeup-free-sem-maquiagem.png

Foto: Paola Kudacki

Desde então, Alicia segue makeup free em suas aparições, exaltando suas características naturais e inspirando seus fãs e todas as mulheres ao redor do mundo a fazerem o mesmo. No entanto, vira e mexe me deparo com artigos como esse, de um jornalista (homem, é claro) do The Guardian, afirmando que “o no makeup look de Alicia Keys não é tão real quanto parece” (bocejos). Para justificar tal acusação, ele afirma: “A makeup artist da cantora revelou que ela usa máscara de sobrancelhas, sérum auto-bronzeador e fluido matificante, além de aplicar pepino e compressas de gelo em sua pele para trazer o sangue para a superfície.” Uaaaaau! Nossa, mas isso é REALMENTE a mesma coisa que usar camadas e mais camadas de base de alta cobertura, corretivos, bronzers e iluminadores para mudar totalmente os contornos e formas do seu rosto. Que absurdo afirmar que você não usa maquiagem quando usa pepino nos olhos e gelo na pele!

Fato é: muitas pessoas parecem se irritar com a abordagem mais naturalista de Alicia em relação à sua própria beleza. Fazem esse tipo de acusação em matérias sensacionalistas como se o fato da cantora cuidar da sua pele fosse de alguma forma uma “traição” ao seu compromisso de viver sem maquiagem. Calma lá. Além disso,  a escolha de cada mulher sobre como lidar com a própria aparência é dela, e somente dela, e o que Alicia fez foi simplesmente mostrar um caminho que acredita ser possível: o de questionarmos os padrões de beleza e aquela ideia pré-estabelecida de que você PRECISA SEMPRE sair de maquiagem para ficar “apresentável” para o mundo. Faça o que você tiver vontade, o que te faz se sentir bem em relação a sua aparência e o que esteja de acordo com o que você quer expressar - como a própria cantora deixou bem claro nesse tweet.

 E como resumiu a BeautyCon

beauty1.jpg

 

You do you, girl ;)