Women Behind the Brand | Olivia Camplez, Dominique Beauté

ob_657519_joelle-ciocco-2.jpg

Beauty shopping pra mim sempre foi exaustivo. Não suporto o conceito das lojas de departamento e das big box stores de maquiagem e cosméticos. Mas adoro conhecer novas marcas e achadinhos de beleza.

Descobri a Dominique Maison de Beauté pela Vogue Brasil de Outubro - uma concept store e spa com conceito boutique recheada de marcas e produtos inéditos no Brasil. Me apaixonei pela proposta e pelo mix de produtos - no more excesso de bagagem, finalmente vai dar pra comprar velas Diptyque no Brasil.

Quem está por trás do projeto é a francesa Olivia Camplez. French girl com background em e-commerce (também vai dar pra comprar online) e que precisava resolver o seu problema de não encontrar os cosméticos que usava na França aqui no Brasil. Voi lá, foi o start para a Dominique.

Entrevistei a Olivia para o Lolla e foi ótimo saber mais sobre empreendedorismo, o conceito da marca e sobre beauté. As francesas tem um jeito muito natural de lidar com skincare e maquiagem, so natural. Enjoy!

oliva-fe-01

1Conta um pouco do seu background pra gente. Você estudou o quê?

 Estudei Literatura na La Sorbonne em Paris e depois fiz uma Business School.

2Como foi seu primeiro emprego na área? 

Meu primeiro emprego foi na Apple, eu cuidava da parte dos acessórios para Mac e iPod para o e-commerce na Europa. Depois da Apple fiquei quase 7 anos na Pixmania que foi um dos maiores sites de e-commerce na Europa com um faturamento de 900M de euros e operações em 22 países. Eu era Diretora das Operações para o grupo, cuidando das compras e vendas para todas as categorias e todos os países. Aprendi tudo na Pixmania, era muito jovem e com um equipe grande de 160 pessoas.

 3- E como veio parar no Brasil?

Precisava de um pouco de  fresh air e sair de Paris. Literalmente olhei para o mapa do mundo e escolhi o Brasil por causa do sol e da felicidade ;-) Cheguei sem falar português com um amigo em São Paulo e uma amiga no Rio de Janeiro e com muitas malas.

dominique beauté

4- Como surgiu a ideia da Dominique Beauté? 

Quando cheguei no Brasil trabalhei um ano em uma start up de e-commerce onde era sócia. Já que eu não falava português, fiquei alguns meses na minha comfort zone. A ideia da Dominique surgiu para meu próprio uso. Não achava os produtos que eu usava na França e não entendia porque no país da beleza não tinha todas essas marcas bacanas. Um dia estava na Joëlle Ciocco em Paris fazendo meu tratamento e falei disso para ela. Surgiu a ideia de criar um lugar onde teria o melhor dos produtos e o melhor dos tratamentos do mundo. Estou vindo do e-commerce mas nunca pensei fazer apenas isso. Hoje não se pode ter separação dos canais de venda - tem pessoas que preferem comprar online, ou na loja, ou no celular ou ainda por telefone. E nós precisamos atender, a cliente é uma Rainha ;-)  Loja física faz sentido se é um lugar de experiência, de encontro. Precisamos de mais contato humano e ainda mais no ramo da beleza.

Com o apoio da Joëlle, que é tipo o Karl Lagerfeld da pele, agilizei muito os primeiros contatos com todas essas marcas. Sempre falamos da França como referência para beleza mas acho que o Brasil merece o primeiro lugar. Aqui todo mundo se cuida, faz parte do estilo de vida e eu admiro muito isso.

dominique beauté

5- Você sempre foi uma beauty addict?

Sempre privilegiei qualidade sobre quantidade. Minha mãe me ensinou isso : "Compre menos mas compre bem". Tive a sorte de ir nos melhores lugares do mundo muito jovem. Prendre soin de soi  faz parte da minha educação. É uma forma de respeito, cuidar de você é também cuidar dos outros.

Sei fazer tudo, as minhas unhas, sobrancelhas, até depilação. A única coisa que eu não sei fazer são os cabelos, por isso eu torço pelo french girl hair bagunçado ;-)  Eu privilegio mais a pele que a maquiagem. Coloco muito pouco maquiagem no dia: um blush, mascara, lipstick leve e basta. Vamos envelhecer, o que importa é envelhecer bem e isso basta para uma pele saudável. Eu sou Beauty Addict em tudo (design, arquitetura, paisagens..) precisamos de muito mais beleza no mundo.

Picture by The Coveteur

6- Conta pra gente quais são as marcas e produtinhos top que são as apostas da Dominique?

A missão da Dominique é de trazer os melhores produtos do mundo, tem cosméticos e maquiagem mas também muitos acessórios bacanas. Eu durmo todo dia com a fronha de sede da Sleep'n Beauty, é maravilhosa e realmente você acorda com uma cara diferente. Sou viciada nos produtos da Joëlle Ciocco, especialmente os de limpeza. Velas da Cire Trudon e da Diptyque, eu não vivo sem. Da Cire Trudon vamos ter também as velas giganets de 3kg. Uka é uma marca japonesa incrível, teremos os nail oils deles que são maravilhosas. Tem 5 para cada momento do dia, com um cheiro diferente.

dominique beauté

7- Como é sua rotina de beleza?

Tenho uma rotina consistente ;-) Como sempre fala a Joëlle "ter uma boa pele é muita dedicação".

Para a pele eu uso os produtos da Joëlle Ciocco desde meus 14 anos. De manha coloco um toner (Lotion Aromatique), depois um contour des yeux (Eyelisse) e um serum thermo-regulator que se chama Hydrogel.

A noite o mais importante é a limpeza, é fundamental para ter uma pele saudável. Uso a Crème Emulsionnante 2 duas vezes, depois a Lotion Lactée (toner), depois eyelisse, e um serum que se chama Médiateur Régénération.

No corpo eu coloco loção hidratante todo dia, uso os clássicos de farmácia (Lipikar da La Roche Posay) e para dias de festa a Luxury Body Oil da Rodin.

Cabelos faço um scrub do couro cabeludo toda semana (Scrub Lavant Purifiant au sel marin da Christophe Robin) e no dia dia uso Rahua Voluminous shampoo.

Mudei minha rotina quando cheguei no Brasil por causa da clima.

8E como é um dia típico da Olivia? 

Esses dias estão sendo bem intensos, "la dernière ligne droite" como falamos em Francês. Estou na fase de acabamento de tudo: loja, e-commerce contratações etc. E ao mesmo tempo ja estou falando com novas marcas que vão chegar em 2017 e preparando os próximos projetos. Faço Pilates e Muay Thai cada semana e tento dar uma corrida no parque no mínimo uma vez por semana.

Estou muito feliz, não posso reclamar. 

dominique beauté

9Você se envolve em todos os processos da marca? Produto, marketing, operação?

Tudo de A à Z. Sou bem control freak ;-) Criei o conceito, levantei o dinheiro, fui atrás das marcas, abri as empresas no Brasil, até o papel de parede dos banheiros eu fui comprar em Paris…

Tenho muita sorte porque todos os meus amigos se envolveram muito no projeto. O desenho dos uniformes foi feito para a minha melhor amiga que é designer para &OtherStories, identidade da marca com outra amiga que eu conheço desde 20 anos, o e-commerce com meus antigos sócios etc.

10Qual foi a maior dificuldade de empreender no Brasil?

A lista é longa ;-) O mais difícil é a burocracia com certeza. Mas é assim, ou você aceita ou vai embora. Nós que precisamos nos adaptar. Tem choques culturais com várias coisas, principalmente no trabalho, mas no final, como vocês falam, tudo dá certo!

11Tá gostando de morar em São Paulo?

Me apaixonei pelo Brasil no primero dia, pela energia, pelo carinho dos brasileiros e pela beleza do país. Amo São Paulo e como Parisienne eu acho que foi uma adpatação mais fácil de morar na cidade que no Rio por exemplo. Como qualquer cidade para realmente aproveitar dela é preciso sair assim que possível. Vou na praia fazer surf e volto feliz da vida.

12Qual seu hotspot preferido daqui para um café e um drink?

O café eu tomo na sorveteria DriDri com meus amigos Nicolas e Dimitri. É o nosso café dos gringos.                                                                                                                                           Drinks vou bastante no Centro ou na casa de amigos onde no final é sempre o mais divertido.

13Marca de perfume preferida?

 Coloco Eau Blanche da marca Iunx desde 15 anos. Fecharam alguns anos atrás, comprei todo o estoque e chorei. Felizmente eles abriram de novo do lado do Hotel Costes em Paris.

 14E a vela preferida? Você curte o ritual de acender uma vela e relaxar ou já faz parte da rotina?

Minha preferida é a Jasmin da Diptyque. Sempre usei vela. Quando era criança sempre teve velas acendidas em casa, na época da Guerlain e da Manuel Canovas. O cheiro de um lugar é muito importante, faz parte do ambiente, e das lembranças.

Ansiosa para a loja abrir! Follow me on Instagram para receber updates sobre a Dominique.


O "Women Behind The Brand" é uma tag super inspiradora sobre empreendedorismo e mulheres criativas. Para ler outras matérias e entrevistas com founders e creative minds, clique aqui.