Zara & Colaborações

Desktop249-780x520.jpg

A FILOSOFIA DA ZARA SOBRE COLABORAÇÕES

Já reparou que a única global fast fashion que nunca lançou uma coleção assinada por algum designer é a Zara? A marca tem uma filosofia de manter o time de designers da casa bem grounded, tipo eles são pagos pra fazer um trabalho incrível e that's it. Ninguém sabe quem eles são, o nome do designer nunca vai ser maior que a marca. O trabalho em equipe é super valorizado e necessário para o ciclo da cadeia produtiva funcionar.

By the way, quem comanda a cadeia produtiva da Zara é o big data, estatísticas do que vende e o que não. Imagina lidar com o ego de um designer tipo Olivier Rousteing (Balmain)? Deve ser punk fazer a curadoria final do que vai e o que será descartado sem mexer no ego e na relação da marca com um designer como ele.

zara_2016_

A Zara não investe em mídia, aliás tem uma política de zero advertising, bem diferente da estratégia das concorrentes - a última parceria da H&M com a Balmain que teve a Kendall e a Kiley Jenner como embaixadoras. A marca perde exposição de mídia para as outras fast fashions, mas de certa forma ela não precisa "brake the internet". A filosofia e a consistência da marca e dos produtos de coleção para coleção meio que a ajuda o consumidor a saber pelo que esperar a cada temporada. Ela vai copiar as principais tendências e vai desenvolver pequenas coleções com peças desejo de cada uma delas a uma velocidade inatingível para os outros retailers e você provavelmente vai encontrar o que procurar.

zara_2016

A fórmula dá certo porque as coleções são desenvolvidas baseadas em tendências já estabelecidas, não exige do time de design a criação de uma tendência que você não sabia que queria, o que pode ser super arriscado (= produtos nas prateleiras) e totalmente produzida seguindo uma base de dados, números. E ainda, como eles produzem pouca quantidade de cada, o risco é reduzido e pela estrutura de produção deles dá pra pedir reposição bem rápido.

Enfim, a Zara super se garante.

STYLERosa Zaborowsky