Interview Renata Gualdi, PR

  Image credits: Flavio Teperman

Image credits: Flavio Teperman

PR das marcas de jóias que o lolla adora (think Julia Blini e Carol Bassi A. Venzon) - a Renata conversou com a gente sobre o dia a dia de uma assessora e todo o trabalho behind the curtains que ela faz. 

Como é o dia a dia de uma assessora?

É bem corrido e não tem rotina. Divido minha agenda entre reuniões com clientes, eventos e os momentos que tenho que ficar no escritório escrevendo releases, respondendo e-mails, criando estratégias de divulgação. 

Como foi sua trajetória até ter a sua própria assessoria?

Desde que me formei em 2008 em Jornalismo na Universidade Mackenzie, sempre trabalhei em agências de assessoria de comunicação especializadas em moda e lifestyle. A última experiência foi em 2013, trabalhava como freela, por isso eu ficava alguns dias da semana lá e outros em home office. Depois disso, comecei a atender algumas marcas e quando vi, naturalmente estava com a minha própria assessoria. Na época também tive sorte de contar com parceiros que me indicavam para as marcas e assim fui criando minha rede de clientes e aumentando meus relacionamentos. 

Vocês atendem só marcas de lifestyle? Como faz a seleção das marcas com quem quer trabalhar?

Sim, somos uma assessoria de imprensa e consultoria de comunicação personalizada, voltada para marcas de moda e lifestyle - joalherias, roupas, acessórios, decoração, beleza, saúde, bem-estar e gastronomia. Em geral são marcas novas e precisam construir sua identidade de marca e se posicionar no mercado.  

Nosso principal objetivo é construir junto com a marca, sua história, transmitir e comunicar seus significados e propósitos. Fazemos a divulgação da marca/serviço na mídia, para comunicar seus diferenciais, contribuindo para a construção de sua imagem e posicionamento no mercado.  

Qual sua estratégia para lidar com um cliente difícil?

Saber lidar com as demandas de inúmeros clientes ao mesmo tempo é um dos grandes desafios do assessor de imprensa. Porém, sempre tento ver de maneira positiva meus relacionamentos com eles, pois todas as situações têm um lado positivo, nas quais aprendo muito e me ajudam a evoluir como profissional.  

E que dica daria para quem está começando e quer trabalhar como PR?

Ficar atento aos desafios pois eles podem se tornar uma oportunidade. Seja resiliente, pois precisará se adaptar as mudanças do mercado que acontece muito rapidamente nesta área. 

Além disso, o profissional precisa ser proativo e sempre tentar buscar oportunidades que vão além de uma publicação de seus produtos na mídia, mas que também gere relacionamentos e parcerias que irão trazer oportunidades de negócios. 

Você fez algum curso inspirador?

Sim, fiz pós-graduação em marketing de moda no IED (Instituto Europeu Di Design) em Barcelona; e o curso de coaching de vida e carreira da Ana Raia, que me ajudou muito a entender meus talentos e ter uma vida com mais propósito. 

Como faz para se controlar nas compras tendo acesso antes de todo mundo a tudo que essas marcas incríveis que você trabalha criam?

Nossa, nem me fale!! É muito difícil de se controlar, pois realmente as marcas são incríveis e fazem produtos maravilhosos. Admiro o trabalho de todos e acabo comprando uma coisa ou outra, mas tento me segurar.     

  image credits: vanessa bortolosso, aka renata's assistent

image credits: vanessa bortolosso, aka renata's assistent

Última compra que fez? 

Em fevereiro fui à Nova York e fiz algumas comprinhas rs dentre elas, um tênis Adidas, duas calças jeans no estilo mommy da Levis que estou amando e uma saia de couro em um brechó no Brooklin.  

Livro que está lendo? 

O Ano em que disse Sim, da Shonda Rhimes

O que você faz para unwind? 

No meio da correria do dia a dia tento parar e meditar por uns 10 minutos, não é sempre que consigo mas tento, aprendi no curso de coaching como é essencial para ter uma vida menos estressante. Também faço massagem uma vez por semana. Além disso, amo colocar uma música relaxante e acender velas com aromas.

Follow @gualdiassessoria

Quem mais vocês gostariam de ver na sessão de entrevistas do lolla? Deixe nos comentários!

 

 

SHOP THE POST