Marina Vicintin, Jewelry Designer

Marina-Vicintin.JPG

Em parceria com Marina Vicintin

Eu entrevistei a designer de jóias Marina Vicintin, uma das minhas designers favoritas e que me obrigam a exercer autocontrole a cada novo lançamento, quero todas as jóias que ela cria. As criações da Marina são conversation starters e algumas estão comigo todos os dias. A mais especial é o meu colar com as iniciais das crianças que não tiro há dois anos, quando os gêmeos nasceram - e que virou um ícone da marca.  A gente falou sobre processo criativo, inspiração, moda e bling ring! 

Interview Marina Vicintin

Q. Conta como tudo começou, em que momento você decidiu que queria ser designer de jóias? 

MV. Sempre gostei de acessórios, puxei da minha avó paterna. Mas foi na faculdade, em 2004 que comecei a ajudar minha irmã , na época estava começando a mexer com jóias e fez alguns cursos aqui e o GIA em NY. Produzia peças para mim mesma, minhas amigas começaram a gostar e resolvi criar minha marca.

Q. A gente se formou juntas em ADM, depois disso você fez algum curso de jóias? 

Marina_vincintin.JPG

MV. Nunca fiz nenhum curso, acabei aprendendo tudo na prática, com erros e acertos. Já são 14 anos nesse meio, e cada dia que se passa aprendo mais.

Q. As suas peças são super desejo. Elas tem um mix, são effortless como as francesas mas com uma bossa que só a gente tem. Essas culturas te influenciam na hora de criar? 

 MV. Com certeza, Sempre fui minimalista, acredito que jóia tem que ser usável tanto de dia com jeans e TShirt, como a noite com um salto e make. Jóia para usar em grandes ocasiões não está com nada, ainda mais nos dias de hoje. 

Q. Como é o seu processo de criação? 

MV. É bem demorado, e acaba sendo um exercício para controlar minha ansiedade, hehe. Primeiro eu desenho a peça com todas as especificações como material, medidas e acabamento (nisso eu sou rápida e decidida). Quando vem uma ideia, eu já logo coloco no papel senão esqueço. Em segundo colocamos no computador, para ver em 3D como ela ficará, nessa fase tem sempre ajustes. Em terceiro a peça pronta, e sim, ainda temos que mexer em alguns detalhes hehe.

Q. Qual foi a peça mais especial que você já criou? 

MV. O meu colar medalhas com iniciais em ouro e diamantes, meu best seller. Ele realmente traduz a imagem da Marca, despojado e casual. Uma peça atemporal, clean e autêntica. Uso todos os dias há anos, e minhas clientes também, recebo diversas fotos delas usando em qualquer hora ou ocasião.

Q. Sempre fico curiosa pra saber como os maridos das designers de jóias fazem na hora de escolher a aliança? Vocês desenvolveram juntos ou foi surpresa? 

MV. Ótima questão, heheh Já me fizeram essa pergunta!

Acredito que pedido tem que ser surpresa, o Marcelo comprou a minha na Tiffany, numa viagem que fez a NY sem eu, claro. Eu amo ela e uso até hoje.

Mas quando tive meu terceiro filho (e último) Ele quis me presentear com uma aliança feita por mim, o que foi uma delicia fazer! Escolhemos a pedra e desenvolvemos juntos a peça, o que tornou ela ainda mais especial!

 Anel nova coleção Marina Vicintin

Anel nova coleção Marina Vicintin

Q. Você optou por manter seu trabalho em um formato mais slow para poder curtir seus filhos. Mas a gente sabe que mesmo assim, não é tão simples. Como você organiza sua semana? 

MV. Optei por não crescer exatamente pelos meus filhos, que são ainda pequenos (5, 3 e 1,5 anos). No momento uma loja física não está nos meus planos. Adoro pegá-los na escola e levar em suas atividades, é por isso que resolvi ter além do meu escritório, um canto em casa onde pudesse trabalhar, e é nele aonde mais fico! Mas aonde eu produzo realmente é a noite , quando eles já foram dormir, é nessa hora que falo diretamente com meus clientes (acredite, é a hora que meu whatsapp mais apita! hehe)

Q. Algum plano de mudar isso? Como com uma loja online?

MV. Já fiz um projeto bem estruturado de e-commerce, mas conversei com vários varejistas e vi que ainda não é o forte no nosso país, precisa amadurecer essa idéia no povo brasileiro. Além do quê, eu adoro essa interação direta com meu cliente, consigo saber exatamente suas necessidades, acho isso um diferencial.

Q. Quais são os lançamentos e apostas da marca para agora?

MV. Minhas peças são atemporais, e sempre serão, essa pegada Francesa que você citou acima na entrevista é muito real, não crio modismo, quero que minha cliente que compra hoje  possa usar daqui há anos, mas claro sem que seja clássica ou antiquada, sempre com essa pegada cool.

Q. Eu adoro seus looks, você tem uma regra pra se vestir? Tipo “sempre começa pelo sapato?”

MV. Eu sempre começo pelo weather channel, heheh. Sou muito friorenta, nao gosto de passar frio. Após  a previsão do tempo, eu vou primeiro pela calça e blusa  e depois o sapato.

Q. Qual você diria que é seu signature look

MV. Jeans, T-shirt e um sapatinho cool e colorido, além dos meus anéis, colares e e brincos claro hehe

Q. Quais as marcas que você mais curte usar aqui do Brasil e de fora? 

MV. Brasil Paula Raia, Cris Barros, Framed e Etoiles. Fora JCrew e Celine.

Q. E alguma coisa que não usaria jamais? 

MV. Nunca diga nunca hehe, mas decotes e micro saias.

Q. Algum arrependimento fashion?

MV. Muitos! Quem não se lembra da época Abercrombie em 2000 ou calça boca de sino.

Q. Qual lugar está nos seus planos para conhecer? 

MV. Há 2 anos que quero conhecer o Japão, mas por causa dos filhos pequenos ainda não consegui agenda, quem sabe ano que vem.

Q. Último livro que leu?

MV. Crianças Francesas não fazem manhã

Q. Qual personagem de alguma série que você mais se identifica? 

MV. Dois opostos, Don Draper de Mad Men e Jack do This is Us.

Q. Programa favorito pra fazer com as kids? 

MV. Viajo todos os finais de semana para a Fazenda, por isso, andar a cavalo e ascender a lareira , sempre com as crianças.

Q. Como você é com perfume? Usa sempre o mesmo ou troca quando enjoa?  Qual é do momento? 

MV. Sempre o mesmo! B. da Balenciaga, gosto de cheiros mais cítricos.

As criações da Marina Vicintin que a gente mais ama!

Follow @marinavincintin | Em parceria com Marina Vicintin


SHOP THE POST

lolla-entrevistas.png

Mais entrevistas?